Educação é a Ciência das Relações

Educação é a Ciência das Relações

Tradução do “Education is the Science of Relations” para o português por Paula Macedo e Lizie Henrique ©2019.

Por De M. Owen
The Parents Review, 1905, pp. 61–64

Crianças são seres humanos; em primeiro lugar, elas não têm uma natureza infantil distinta; têm a mesma natureza que os adultos – são pessoas – e, como tal, têm corpos através dos quais e pelos quais as pessoas agem. O corpo responde aos impulsos espirituais, recebe e comunica impressões e é o meio pelo qual o ser espiritual estabelece relações com o mundo material. Todos vêm ao mundo capazes de formar relações; alguns têm mais afinidades em uma direção do que outras, e enquanto uma criança recebe uma classe de idéias e a assimila rapidamente, outra escolherá outra classe.

Idéias que entram e são ativamente recebidas pela mente produzem impressões sobre a substância cerebral que se torna, assim, registradora de idéias. Nesta base também se apoia o poder de formar esses hábitos, em obediência aos quais passamos nove décimos de nossas vidas.

As funções do ser humano em educação são:—

(a) Formar bons hábitos.
(b) Assimilar idéias.

Os primeiros hábitos da criança—limpeza, ordem, etc.—devem ser formados para ela na infância, mas depois ela deve formar seus próprios. Isso ela fará de acordo com as idéias que ela assimilou. As idéias não podem ser dadas a uma criança a menos que ela as receba ativamente e as torne suas.

Os deveres do educador são:—

(a) Colocar a criança no caminho de receber idéias que possam ajudá-la a estabelecer as relações necessárias.
(b) Atentar que a criança forme bons hábitos.

O teste que deve ser aplicado a tudo que diz respeito à criança é a pergunta: Isso é o melhor para ela? Isso lhe apresentará uma ideia de maneira que ela estará mais propensa a recebê-la? Isso pode ajudar na formação de bons hábitos? E se por seus meios uma criança pode estabelecer alguma relação, essa relação será aquela que deveria ser estabelecida?

Para estabelecer relações é absolutamente necessário que haja interesse, tanto pelo doador como pelo receptor da ideia. Nenhum assunto deve ser ensinado que não tenha esse objetivo. Se um assunto é ensinado de tal maneira que estimula o interesse, é uma fonte de prazer, é estudado pelo amor a ele. Então, o estudante adquire conhecimento verdadeiro e estabelece uma relação íntima para a vida. Tal interesse é sentido quando a criança estuda a partir de objetos, da Natureza e de livros vivos. Todas as crianças adoram histórias; e se suas lições fossem colocadas diante deles em bons livros, cheios de vida e interesse, elas as amariam tanto quanto suas histórias.

As cinco relações que é necessário que as crianças estabeleçam são:—suas relações com Deus, de oração, louvor, amor e dever; suas relações morais com seus semelhantes, incluindo história, literatura, deveres de um cidadão, etc.; suas relações com a natureza e o mundo ao seu redor; suas relações com a terra, incluindo todos os tipos de exercícios físicos; suas relações com materiais, artesanato, etc.

As relações dinâmicas, ou aquelas relacionadas com o movimento do corpo, são as mais elementares, e podemos ver se elas foram estabelecidas pela caminhada, pela fala e pelo comportamento e movimentos gerais de uma criança. Para colocar as crianças no caminho de estabelecer essas relações, devemos deixá-las brincar com boas brincadeiras, inclusive aqueles com acompanhamentos de canto; elas devem subir em árvores, nadar, remar, pular, cavalgar, dançar, etc.; elas também devem ser treinadas, às vezes com música, às vezes não. A broca sueca é de muito valor para as crianças. Esses exercícios também ajudam a treinar com prontidão e precisão. Jogos com regras também devem ser jogados, como críquete, hóquei, beisebol, etc.

A fim de estabelecer relações com os materiais, as crianças devem aprender a ser úteis no trabalho doméstico, ajudando em todos os sentidos, no jardim, na sala de trabalho, cozinha, etc., também devem aprender artesanato, bordado, trabalho de papelão; para crianças mais novas, cortar fotos com precisão com tesoura, vários tipos de artesanato fácil e manuseio geral.

Relação com a natureza vem a seguir. Para estabelecer isso, três coisas devem ser sentidas pelas crianças—alegria em seu trabalho, interesse nele e o desejo de conhecimento preciso. A professora deve acima de tudo estar interessada e deve estar ansiosa para aprender. Um sistema deve ser seguido, mas o professor deve lembrar que o que as crianças querem aprender, e não o que ele quer ensinar, é da maior importância. Há muitos ramos no trabalho da Natureza que devem ser conectados o máximo possível. A geografia física de seu próprio distrito, sua flora—não apenas os nomes das flores, mas tudo sobre eles, onde crescem, quando florescem, como são fertilizados; classificá-los: a classe das margaridas, a classe das borboletas, não sobrecarregando a criança com muitos nomes latinos. Insetos também, pássaros, percebendo os migrantes; vida da lagoa; criaturas selvagens e seus hábitos. Os animais domésticos são úteis se for difícil alcançar os selvagens. As crianças devem ficar com muitos “porquês”, para que possam descobrir as respostas quando for possível. Por que algumas flores têm cores tão brilhantes e outras não? Por que algumas flores abrem à noite? Será de grande ajuda se as crianças puderem manter animais de estimação em jardins que possam vigiar e cuidar, e pelos quais serão responsáveis.

As relações humanas devem ser estabelecidas com parentes, amigos, vizinhos, e com todas as pessoas com quem entramos em contato. Nossos compatriotas, tanto passados como presentes; Sociedades, missionários, eventos sociais, temperança. Devemos, tanto quanto possível, estabelecer relações com todos os povos em todos os países, como eles viveram no passado e estão vivendo no presente.

Existem certos tipos de deveres que todos devem aos seus vizinhos, certos sentimentos que todos devem ter: amor e serviço; autoridade dos pais em uma família, e obediência dos filhos; respeito e reverência por todos; simpatia e compaixão por todo sofrimento; e responsabilidade, da qual ninguém pode escapar.

É muito importante que estas relações humanas sejam estabelecidas, porque a verdadeira educação visa o desenvolvimento completo do ser humano; e o desenvolvimento não pode ser completo a menos que essas relações sejam estabelecidas.

Se relações não são cuidadosamente estabelecidas, as consequências do mal são múltiplas:—(1) Os interesses e, portanto, a inteligência, são limitados. (2) As duas afeições, amor e justiça, que são fontes de ação na natureza humana, não têm alcance e, portanto, são diminuídas e atrofiadas. (3) As crianças perdem oportunidades de receber algumas ideias orientadoras que podem levá-las a serem grandes trabalhadoras no trabalho do mundo. (4) Inspiração e estímulo de outros são em grande medida perdidos.

Essas relações podem ser estabelecidas de três maneiras: por Instrução Teórica, ou seja, ensino moral definido com base nos Dez Mandamentos e conhecimento de si como ser humano. Conhecimento Escolar: O ensino da história, da forma como ela lida com pessoas e eventos, não com fatos e datas; o ensino da literatura em conexão com a história, as línguas e a geografia – todos esses assuntos devem ser ensinados com vida e interesse. Esforço Prático: As crianças devem lembrar-se de que devem cortesia a todos os que as rodeiam, respeito aos domésticos e a todos os que estão mais abaixo, bem como àqueles que se encontram numa posição mais elevada da vida. Elas se interessarão pelos pobres e fracos se um exemplo for estabelecido; seu interesse pode ser incentivado, trabalhando para hospitais infantis, enviando flores, etc.

As relações com Deus. A ideia de Deus de uma criança deve ser: (1) Que Ele é seu Pai, sempre perto e pronto para ajudar. (2) Que Cristo é o nosso rei e devemos sempre ser leais e amorosos a ele. (3) Que Ele é nosso Salvador e Salvador do mundo. As crianças devem reconhecer o fato de que devem obrigações a Deus. Eles devem ler e aprender a amar a Bíblia.