Características de uma escola da PNEU

Características de uma escola da PNEU

Tradução do “Characteristics of a PNEU School” para o português por Tina Schallhorn ©2019.

Por E. M. Till
The Parents Review, 1965, pp. 35–37

Uma escola P.N.E.U. é uma em que a filosofia de Charlotte Mason, fundadora da Parents National Education Union, é seguida e onde programas de trabalho planejados de acordo com certos princípios que expressam os aspectos educacionais de seu pensamento são usados.

A vida escolar em geral é baseada no reconhecimento de que ‘uma criança nasce uma pessoa’, e que embora reconhecemos o papel desempenhado pela autoridade, também devemos reconhecer que essa personalidade “não deve ser influenciada por uso de medo ou amor, sugestão ou influência ou jogo indevido sobre qualquer desejo natural”. A senhorita Mason costumava citar as palavras de Wordsworth:

‘Vivemos de admiração, esperança e amor,
E mesmo que esses sejam bem e sabiamente fixados,
Em dignidade de ser, nós ascendemos.’

A aceitação dessas idéias por quem tem autoridade libera as crianças do estresse emocional, dá uma sensação de segurança, liberdade para crescer, e a garantia de que cada um é tratado individualmente, com uma apreciação ponderada de seus talentos, sua capacidade e sua habilidade e necessidades.

Um estudo dos métodos da P.N.E.U. revelarão ao corpo docente que a autoridade “deve ser mantida e exercida unicamente para o benefício das crianças”, e não é adquirida em si, mas nos princípios que governam a vida da escola. Seu papel é apresentar o conteúdo dos programas de uma maneira interessante e dar às crianças oportunidades de incorporar esse conteúdo e torná-lo seu. Escopo deve ser fornecido para o trabalho criativo em prosa, poesia, arte e artesanato e tempo permitido para atividades ao ar livre, estudo da natureza, exercícios físicos e jogos. Os funcionários também exercem uma certa quantidade de inatividade magistral, confiando nas crianças e tornando-se amigos que estão à mão, se necessário, e que estão prontos quando a ocasião exige encorajamento e, quando necessário, aprender e descobrir ao lado das próprias crianças.

A disciplina da escola consiste em atribuir a cada o tópico um horário e lugar corretos, de modo que o currículo possa ser realizado de uma maneira equilibrada, as lições sendo organizadas de tal maneira que a mudança de uma para outra, refresca-se mentalmente e, às vezes, relaxamento. Há também treinamento diário em hábitos simples e a observação das regras escolares, que cobrem os problemas criados pelo plano geográfico ou estrutural da escola.

Estes devem ser o mínimo possível. As aulas em classe em disciplinas literárias sao reduzidas a um mínimo, usando uma única leitura seguida de narração. Isso acelera a atenção, desperta interesse e, durante um determinado período de tempo, forma um hábito de concentração que se torna a atitude natural das crianças para o seu trabalho. A senhorita Mason escreveu ‘A atmosfera estimulante da verdade e da sinceridade deve ser sentida em todas as escolas.’

Os programas de trabalho são enviados periodicamente para as familias, e as questões de exame sobre o trabalho do termo são recebidas pela escola no final do período letivo. Estes programas e exames são planejados pela equipe da sede em Ambleside, e eles são capazes de julgar o sucesso ou não de qualquer livro selecionado, observando as respostas enviadas por um grande número de crianças. O currículo é amplo, cobrindo as necessidades das crianças durante toda a vida escolar. Guias para métodos modernos de ensino são sugeridos. O ensino de ciências, línguas e matemática é mantido atualizado, e em assuntos literários, livros de valor duradouro são escolhidos. Os programas também proporcionam uma sensação de continuidade, impedindo que o trabalho da escola seja afetado por mudanças na equipe.

O planejamento dos programas é baseado na divisão das seguintes tres areas: conhecimento de Deus, conhecimento do homem e conhecimento do universo. O estudo do Antigo e do Novo Testamentos, narrado diretamente da Bíblia, oferece quatro lições semanais que dão às crianças uma crescente consciência dos múltiplos propósitos de Deus. Senhorita Mason, em sua sinopse também diz—

‘Não devemos permitir que nenhuma separação cresça entre a vida intelectual e espiritual das crianças; mas devemos ensiná-los que o Espírito divino tem acesso constante aos seus espíritos e é seu contínuo ajudante em todos os interesses, deveres e alegrias da vida.’

Um conhecimento da história mundial desde o começo do tempo é gradualmente construído e, quando possível, isso está ligado ao trabalho criativo, em livros originais e completos, arte ou música, do período estudado e livros de histórias que ilustram a vida e o meio ambiente das pessoas também são sugeridas. O estudo das vidas humanas ajuda a desenvolver um senso de caráter, enquanto a cidadania proporciona um interesse pelo bem-estar de outras pessoas. O conhecimento do universo é encontrado no estudo da geografia mundial, e por lições regulares em ciência, e observação constante das estrelas e do reino vegetal e animal. Desde cedo, as crianças são encorajadas a falar outras línguas e, mais tarde, a estudar gramática e literatura. A matemática desempenha o seu papel habitual no currículo e o trabalho individual nesta matéria e nas línguas proporciona estabilidade não afetada pela ausência da escola. As obras de um artista são estudadas a cada termo e as crianças ouvem a música de um grande compositor.

Para Charlotte Mason, o conhecimento estava ligado à vida. ‘Não é instrução, informação, nem mesmo uma memória bem armazenada. É um estado do qual as pessoas podem passar e para o qual podem retornar. Matthew Arnold disse: “Conhecimento é informação tocada com emoção”. Portanto, os livros didáticos devem ser substituídos por livros na escrita dos quais o escritor colocou seu coração, bem como uma mente altamente treinada. Tentamos usar livros vivos.‘ Assim, as crianças formam relacionamentos com as mentes dos grandes homens através das obras que deixaram para trás.

A narração, ou re-contar de uma passagem imediatamente após a leitura, ajuda as crianças a digerir o significado, ou reviver a história, e recriando-a em sua própria língua, elas a tornam própria. Isso não apenas aumenta seu vocabulário inconscientemente, mas torna a revisão antes dos exames supérflua.

Em uma escola P.N.E.U. as crianças trabalham porque estão interessadas e não precisam de marcas, recompensas ou prêmios para incentivá-las. Nenhuma lista de posicoes em notas na classe é publicada, e isso resulta em um espírito de cooperação e harmonia entre as próprias crianças.

A P.N.E.U. sempre reconheceu que os pais devem desempenhar o seu papel na vida escolar. Em uma escola P.N.E.U., contatos informais entre eles e os funcionários são bem-vindos. Algumas escolas têm Associações de Pais, outras organizam Reuniões de Pais, e a cooperação próxima com os pais pode beneficiar a vida da escola de várias maneiras e trazer prazer para crianças e adultos.

Cada escola P.N.E.U. possuirá as vantagens e limitações de seu próprio ambiente. Cada uma terá, necessariamente, que considerar o lugar da criança na sociedade em que vive e dar a devida atenção aos exames que são necessários para levar à escola mais adequada, ou, no caso de crianças mais velhas, a carreira. Mas em uma escola P.N.E.U., embora o treinamento específico deva ser dado no momento apropriado, a experiência proporcionada por ter usado os programas manterá as crianças em bom lugar, e elas deixarão a escola sabendo que a busca de muitos interesses está aberta a elas.

Finalmente, devemos lembrar que Charlotte Mason foi uma pensadora progressista que dedicou sua vida às crianças, e que acreditava que, para ser adequado, um método de educação deveria “tocar em todos os pontos o pensamento vivo da época”. Portanto, uma escola P.N.E.U. deve estar atenta às tendências modernas da educação e aos desenvolvimentos em psicologia que afetam o bem-estar dos jovens.